Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Conexão Artística - Viajante Lírico


Rafael Moreira da Costa Lima, mais conhecido no cenário cultural como: Viajante Lírico, é escritor, “slammer” representante da poesia falada e da literatura periférica, Mc de batalha, fotógrafo/videomaker, ator e ativista cultural. Cria da Zona Oeste do Rio de Janeiro, o artista é conhecido por ter fundado o Coletivo Mente Ativa, que presta serviços em escolas e ações sociais com oficinas, palestras e shows. Os artistas desse coletivo são jovens que atuam na cede do coletivo, em Campo Grande, com aulas de dança e teatro, e nos vagões dos trens, nos saraus e demais rodas culturais pelo Rio a fora com poesia e música.

Viajante Lírico também representa o Cultura Zona Oeste, o Coletivo Marginow, Escola de Teatro Popular, é vocalista da Banda DSD e lançou suas primeiras publicações literárias juntamente ao MMMR (Movimento Mundial Mulheres Reais) na Flip (Paraty) e Bienal RJ.










8 perguntas para o Viajante Lírico

1 – Como é o seu processo criativo? 
Resposta: É o mais natural possível, claro que tenho que cumprir com prazos e horários, mas sempre busco não forçar nada, tudo no tempo certo.

2 – Qual é a sua influência artística? 
 Resposta: Tenho muitas influências, posso dizer que tudo que nos causa um impacto é uma influência, nesse caso tenho pessoas, palavras, lugares e várias outras coisas que me influenciam bastante, como minha mãe, a vida de uma maneira geral e o cotidiano que vejo na Zona Oeste Carioca.
  
3 - De onde vêm sua inspiração? Você cultiva algum hábito para criar?
Resposta: Minhas ideias surgem das coisas que vejo, sinto e ouço. Eu absorvo tudo para poder criar e liberar minhas ideias. Procuro ler bastante e apreciar outras artes também.

4 - Quando seu lado poético surge, você passa logo para o papel? 
Resposta: Passo logo para o papel e com o tempo vou desenvolvendo.

5 – Tem algum projeto em mente, mas que ainda não começou? 
Resposta: Todos que tenho em mente até aqui eu já dei pelo menos o primeiro passo, alguns preciso retomar, mas já estão em andamento.

6 – O que motiva você a fazer estes projetos na Zona Oeste? 
Resposta: O cotidiano das pessoas guerreiras que vivem aqui e as referências que muito me inspiram, a Zona Oeste é uma fábrica de talentos.

7 - Você julga importante a divulgação do seu trabalho na Zona Oeste? 
Resposta: Não só aqui na Zona Oeste, mas fora dela também. Meu objetivo é colocar a ZO em visibilidade sempre, acho que todos que começam algum projeto querem que seu território seja mais apreciado.

8 - Qual a mensagem você gostaria de deixar para os moradores da Zona Oeste?
Resposta: A arte é uma ferramenta de transformação, de inclusão, ela dá sentido à minha vida e salva a vida de várias pessoas, assim como salvou a minha e pode salvar a sua também. Acredite!

Comentários

Unknown disse…
Olá! Esse rapaz poeta entre outros talentos, tive privilégio de trabalhar com ele numa Festa Literária em São Gonçalo-RJ. Foi fantástica e experiência, muito generoso e talentoso. Seu futuro será maravilhoso. Parabéns!!
Ester da Luz - Escritora -Integrante MMMREAIS.
Adinalzir disse…
Um rapaz de muito talento que tive o prazer de conhecer numa Banca de Poesias no bairro de Paciência!
Parabéns para esse jovem maravilhoso!
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!
Continue acompanhando o blog e inscreva-se!

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Rio da Prata de Campo Grande se mobilizam para pedir melhorias no transporte público do bairro.

  Moradores do Rio da Prata, Lameirão Pequeno e adjacências, começaram um movimento sobre o descaso e o péssimo serviço prestado pelo transporte no bairro. Os ônibus estão sucateados sem condição alguma de estar rodando, filas enormes no terminal rodoviário, esperas intermináveis nos pontos, não tem um horário fixo para saída dos carros da rodoviária, um imenso desrespeito. O grupo está elaborando um abaixo assinado para enviar aos órgãos competentes para pedir melhorias no transporte público do bairro.

Novo campus da UERJ na Zona Oeste, está só na promessa

Cadê o novo campus da UERJ Zona Oeste? Há 2 anos, a Uezo foi incorporada à UERJ!  Uma vitória de funcionários, universitários e da população!  Em 2023, a pedra fundamental foi lançada, *mas as obras seguem paradas, sem previsão de conclusão.*  A universidade continua funcionando de forma improvisada no Instituto de Educação Sarah Kubitschek, sem um campus próprio na Zona Oeste.  Esse descaso não pode continuar! Vários grupos estão se reunindo para pedir que as obras comecem definitivamente e que a Zona Oeste possa ter um ensino superior publico de qualidade, trazendo inclusive, novos cursos e aumentando as vagas nos cursos existentes.  O Vereador William Siri, está organizando um abaixo-assinado pedindo esta urgência.  ✍️ *Preencha o abaixo-assinado e junte-se a essa luta!*  Link:  https://williamsirirj.com/juntosuerjzo _O futuro da juventude periférica depende de nós!_ 

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.