Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Inhoaíba poderá ganhar Parque Sustentável.

Foto meramente ilustrativa

O bairro de Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio, poderá abrigar um parque sustentável nos moldes do que está sendo planejado para à Gávea, na Zona Sul Carioca. O projeto faz parte da chamada *Operação Urbana Consorciada e foi publicado no Diário Oficial do dia 01 de abril de 2022.

O Parque Municipal de Inhoaíba, terá cerca de 900 mil metros quadrados, com áreas de recreação, e 700 mil metros quadrados de reserva natural. A informação foi divulgada pelo jornalista Ancelmo Gois.

O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 72/2022, INSTITUI A OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA (OUC) - PARQUE MUNICIPAL DE INHOAÍBA

Este projeto de lei, dispõe sobre o instrumento de Transferência do Direito de Construir, com o objetivo de viabilizar projeto de implantação de equipamento público destinado a parque urbano, e infraestrutura para a prestação de serviços públicos na Cidade do Rio de Janeiro. Ficando assim, instituída a Operação Urbana Consorciada (OUC), denominada Parque Municipal de Inhoaíba, que compreende um conjunto de intervenções coordenadas pelo Poder Executivo Municipal com a participação dos proprietários, moradores e investidores privados, visando a alcançar transformações urbanísticas e valorização ambiental, em consonância com os princípios e diretrizes da Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001

Existem muitas especulações quanto ao local que poderá ser o Parque Municipal de Inhoaíba, dizem que será no antigo terreno que era de propriedade da Igreja Metodista, onde ficava o antigo orfanato, mas até o momento ninguém sabe onde realmente será.

Exemplo de OUC
Foto: https://diariodorio.com/camara-do-rio-realiza-debate-sobre-criacao-de-parque-da-gavea/

*Operação Urbana Consorciada (OUC) - Operações urbanas consorciadas são intervenções urbanas pontuais coordenados pelo poder público executivo municipal, envolvendo a iniciativa privada, moradores, proprietários, investidores, usuários do local e demais instâncias governamentais com atuação na área, com o objetivo de fomentar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental e urbana.

Consiste na delimitação de uma área, para a qual é elaborado um plano de ocupação e intervenções urbanísticas, (parques, praças, área de lazer), no qual estejam previstos a implementação de infraestrutura, reordenamento da estrutura fundiária, reorganização das relações entre espaço público e privado, (comercial e habitacional), mediante cobrança de contrapartida dos proprietários, investidores e usuários permanentes pela valorização advindas das melhorias urbanísticas.


 

Comentários

Anônimo disse…
Parece que vai ficar bonito!
Pelo menos não faveliza.
Guga GG disse…
E o tal tunel que ia ligar o outro lado no Cantagalo até Inhoaiba?
Onde fica a preservação desta área?
Na Gavea deve realmente ficar bonito, mas na Zona Oeste, será que não vai virar um camelodromo com minha casa minha vida e um parquinho de diversão.
O túnel está previsto para acontecer veja em: https://czorj.blogspot.com/2021/11/prefeito-eduardo-paes-anuncia-obras.html
Marcelo Vieira disse…
Parece que vai se chamar Parque Cesário

Postagens mais visitadas deste blog

Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado em Campo Grande - RJ

  O Instituto Estadual de Olhos, será inaugurado dia 07 de abril, às 9h da manhã,  com a presença do Governador Cláudio Castro, Dr. Luizinho, Dep.Estadual Jorge Felipe Neto entre outras autoridades competentes. O Instituto está localizado dentro do Hospital Estadual Eduardo Rabello, e já está funcionando com consultas oftalmológicas e procedimentos cirúrgicos. De acordo com o Dr. Luizinho, o objetivo é eliminar a fila de espera de idosos por procedimentos oftalmológicos particularmente em cirurgias de catarata.  Está é uma grande conquista para toda a Zona Oeste e regiões adjacentes.

Moradores do Rio da Prata de Campo Grande se mobilizam para pedir melhorias no transporte público do bairro.

  Moradores do Rio da Prata, Lameirão Pequeno e adjacências, começaram um movimento sobre o descaso e o péssimo serviço prestado pelo transporte no bairro. Os ônibus estão sucateados sem condição alguma de estar rodando, filas enormes no terminal rodoviário, esperas intermináveis nos pontos, não tem um horário fixo para saída dos carros da rodoviária, um imenso desrespeito. O grupo está elaborando um abaixo assinado para enviar aos órgãos competentes para pedir melhorias no transporte público do bairro.

Duplicação da Estrada da Cachamorra

  O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em encontro com empresário locais, no Rio da Prata, em Campo Grande, falou entre outros assuntos, sobre a duplicação da Estrada da Cachamorra. O Prefeito afirmou que a obra já está licitada, porém, devido ao grande número de desapropriações que teriam que ser feitas, a Estrada da Cachamorra terá um novo projeto onde em alguns trechos ela será ampliada. A duplicação da Estrada da Cachamorra, é uma obra do Anel Viário de Campo Grande, que visa melhorar a mobilidade na região.