Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

Inhoaíba poderá ganhar Parque Sustentável.

Foto meramente ilustrativa

O bairro de Inhoaíba, na Zona Oeste do Rio, poderá abrigar um parque sustentável nos moldes do que está sendo planejado para à Gávea, na Zona Sul Carioca. O projeto faz parte da chamada *Operação Urbana Consorciada e foi publicado no Diário Oficial do dia 01 de abril de 2022.

O Parque Municipal de Inhoaíba, terá cerca de 900 mil metros quadrados, com áreas de recreação, e 700 mil metros quadrados de reserva natural. A informação foi divulgada pelo jornalista Ancelmo Gois.

O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 72/2022, INSTITUI A OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA (OUC) - PARQUE MUNICIPAL DE INHOAÍBA

Este projeto de lei, dispõe sobre o instrumento de Transferência do Direito de Construir, com o objetivo de viabilizar projeto de implantação de equipamento público destinado a parque urbano, e infraestrutura para a prestação de serviços públicos na Cidade do Rio de Janeiro. Ficando assim, instituída a Operação Urbana Consorciada (OUC), denominada Parque Municipal de Inhoaíba, que compreende um conjunto de intervenções coordenadas pelo Poder Executivo Municipal com a participação dos proprietários, moradores e investidores privados, visando a alcançar transformações urbanísticas e valorização ambiental, em consonância com os princípios e diretrizes da Lei Federal n° 10.257, de 10 de julho de 2001

Existem muitas especulações quanto ao local que poderá ser o Parque Municipal de Inhoaíba, dizem que será no antigo terreno que era de propriedade da Igreja Metodista, onde ficava o antigo orfanato, mas até o momento ninguém sabe onde realmente será.

Exemplo de OUC
Foto: https://diariodorio.com/camara-do-rio-realiza-debate-sobre-criacao-de-parque-da-gavea/

*Operação Urbana Consorciada (OUC) - Operações urbanas consorciadas são intervenções urbanas pontuais coordenados pelo poder público executivo municipal, envolvendo a iniciativa privada, moradores, proprietários, investidores, usuários do local e demais instâncias governamentais com atuação na área, com o objetivo de fomentar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental e urbana.

Consiste na delimitação de uma área, para a qual é elaborado um plano de ocupação e intervenções urbanísticas, (parques, praças, área de lazer), no qual estejam previstos a implementação de infraestrutura, reordenamento da estrutura fundiária, reorganização das relações entre espaço público e privado, (comercial e habitacional), mediante cobrança de contrapartida dos proprietários, investidores e usuários permanentes pela valorização advindas das melhorias urbanísticas.


 

Comentários

Anônimo disse…
Parece que vai ficar bonito!
Pelo menos não faveliza.
Guga GG disse…
E o tal tunel que ia ligar o outro lado no Cantagalo até Inhoaiba?
Onde fica a preservação desta área?
Na Gavea deve realmente ficar bonito, mas na Zona Oeste, será que não vai virar um camelodromo com minha casa minha vida e um parquinho de diversão.
O túnel está previsto para acontecer veja em: https://czorj.blogspot.com/2021/11/prefeito-eduardo-paes-anuncia-obras.html
Marcelo Vieira disse…
Parece que vai se chamar Parque Cesário

Postagens mais visitadas deste blog

ECOMUSEU de Santa Cruz promove programação especial na 23ª Semana Nacional de Museus

  Em celebração à 23ª Semana Nacional de Museus, o ECOMUSEU de Santa Cruz, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma programação especial em parceria com a Subprefeitura da Zona Oeste III, o Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH) e o Descubra Santa Cruz RJ. A semana de atividades acontece no histórico Palacete Princesa Isabel (Rua das Palmeiras Imperiais, s/n – Santa Cruz) e conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade a todos os públicos. Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus é uma importante temporada cultural que mobiliza instituições de todo o país para reforçar o papel dos museus na construção de saberes e na valorização da memória coletiva. Confira a programação do Ecomuseu de Santa Cruz: ● 13/05 (segunda-feira), às 9h30 – Caminhada Cultural Fotográfica em parceria com Descubra Santa Cruz RJ Conduzida por Andressa...

Novo campus da UERJ na Zona Oeste, está só na promessa

Cadê o novo campus da UERJ Zona Oeste? Há 2 anos, a Uezo foi incorporada à UERJ!  Uma vitória de funcionários, universitários e da população!  Em 2023, a pedra fundamental foi lançada, *mas as obras seguem paradas, sem previsão de conclusão.*  A universidade continua funcionando de forma improvisada no Instituto de Educação Sarah Kubitschek, sem um campus próprio na Zona Oeste.  Esse descaso não pode continuar! Vários grupos estão se reunindo para pedir que as obras comecem definitivamente e que a Zona Oeste possa ter um ensino superior publico de qualidade, trazendo inclusive, novos cursos e aumentando as vagas nos cursos existentes.  O Vereador William Siri, está organizando um abaixo-assinado pedindo esta urgência.  ✍️ *Preencha o abaixo-assinado e junte-se a essa luta!*  Link:  https://williamsirirj.com/juntosuerjzo _O futuro da juventude periférica depende de nós!_ 

Bangu Atlético Clube completa 121 anos

  O Bangu Atlético Clube completa 121 anos de vida, de lutas, conquistas e muita história. Fundado em 17 de abril de 1904, o clube nasceu dentro de uma fábrica, cresceu com o povo e se tornou um símbolo da Zona Oeste do Rio. Mais do que um time, o Bangu é parte da vida de muita gente. Eu sou um deles! Sempre frequentei o BAC desde 1960, frequentei o Moça Bonita e vi muitos jogos, (meus tios e meu pai eram fanáticos pelo Bangu e Fluminense); na sede social, frequentei em 1970, as matinês da Hollywood e Furacão 2000, em 1977 e 1978 já frequentava a noite no BAC. E a seresta da piscina?... Quanto a piscina, esta, eu ia todos os finais de semana. Tempo bom! A paixão pelo Bangu Atlético Clube, seu time de futebol e suas sedes sociais, foi passando de geração em geração, o orgulho de ser banguense.