Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

O lado belo, de gente do bem, de uma comunidade da Zona Oeste - "Comunidade do Fumacê", o livro

Idealizado pelo Poeta, escritor, produtor cultural, agente literário, educador social e ativista sociocultural, Bruno Black, cria da Zona Oeste, morador da comunidade do Fumacê (onde se orgulha de viver). Organizado pelo próprio Bruno, Carla Moraes e Alcione Gimenez Conejo.

O livro “Comunidade do Fumacê”, Editora Conejo, é uma obra literária escrita por moradores da comunidade que mostram a importância das pessoas desse lugar, a coletividade, a integração, a ligação emocional compartilhada e sua identidade social de pessoas do bem.

O Livro do Fumacê, nasce como toda criatura, tendo suas fases de amadurecimento do óvulo, até o parto. Quase um filho. Aliás, este também pode ser chamado de coração de mãe, onde sempre cabe mais um.

Histórias de mães, pais, tias(os), madrinhas, padrinhos, vizinhos e vizinhas que construíram este lugar e ajudaram a erguer muita gente por lá, tornando-os vencedores.

Venceu com o rapaz e a moça que se formaram Oficiais das Forças Armadas, o jovem Padeiro que teve uma vida de desafios e hoje é dono de duas padarias no local; venceu a Lavadeira que formou os filhos, a Dona da Tendinha que hoje tem seus filhos no exterior, a Passadeira, o Pedreiro, o Pintor, o Guarda Municipal, o Músico, a Pedagoga, o Bombeiro, a Farmacêutica, a Influenciadora Social e o Escritor.

Este último, Bruno Black!

O único idealizador que conseguiu tirar dos sonhos engessados e transformar em realidade uma história do Fumacê que ninguém conhece e agora está sendo revelado, mostrando O lado belo, de gente do bem, de uma comunidade da Zona Oeste, chamada Fumacê.

Desmistificando assim, este lugar, que até então era conhecido apenas por histórias sangrentas, violências constantes, invasões, operações policiais e guerras de facção, replicadas pelos meios de comunicação, sem olhar o outro lado da comunidade.
Como dizem por lá: Aqui tem gente do bem e aqui, FumaSerei!!!!

________________________________

O livro será lançado na Bienal do Livro 2023
________________________________


“Quando cresci, descobri que não podia falar o nome do lugar onde eu morava!

Mas como?

Eu amo o meu lugar!”

Bruno Black




 

Comentários

Silvia Gloria De Azevedo pereira disse…
Nosso fumacê é nosso lugar comum.
Temos muitas lutas, mas descobri que faço parte de uma comunidade, onde a luta é diária e compensa.Estamos no Brasil.
Viver sem lutar...não é viver é somente sobreviver.
Amo meu lugar, tenho orgulho de em meio a tantas dificuldades fazer parte de um grupo que luta e batalha para fazer desse lugar um orgulho Brasileiro.
Nosso fumacê é nosso lugar comum.
Temos muitas lutas, mas descobri que faço parte de uma comunidade, onde a luta é diária e compensa.Estamos no Brasil.
Viver sem lutar...não é viver é somente sobreviver.
Amo meu lugar, tenho orgulho de em meio a tantas dificuldades fazer parte de um grupo que luta e batalha para fazer desse lugar um orgulho Brasileiro.

Postagens mais visitadas deste blog

ECOMUSEU de Santa Cruz promove programação especial na 23ª Semana Nacional de Museus

  Em celebração à 23ª Semana Nacional de Museus, o ECOMUSEU de Santa Cruz, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura, realiza uma programação especial em parceria com a Subprefeitura da Zona Oeste III, o Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica (NOPH) e o Descubra Santa Cruz RJ. A semana de atividades acontece no histórico Palacete Princesa Isabel (Rua das Palmeiras Imperiais, s/n – Santa Cruz) e conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade a todos os públicos. Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a Semana Nacional de Museus é uma importante temporada cultural que mobiliza instituições de todo o país para reforçar o papel dos museus na construção de saberes e na valorização da memória coletiva. Confira a programação do Ecomuseu de Santa Cruz: ● 13/05 (segunda-feira), às 9h30 – Caminhada Cultural Fotográfica em parceria com Descubra Santa Cruz RJ Conduzida por Andressa...

Moradores do Rio da Prata de Campo Grande se mobilizam para pedir melhorias no transporte público do bairro.

  Moradores do Rio da Prata, Lameirão Pequeno e adjacências, começaram um movimento sobre o descaso e o péssimo serviço prestado pelo transporte no bairro. Os ônibus estão sucateados sem condição alguma de estar rodando, filas enormes no terminal rodoviário, esperas intermináveis nos pontos, não tem um horário fixo para saída dos carros da rodoviária, um imenso desrespeito. O grupo está elaborando um abaixo assinado para enviar aos órgãos competentes para pedir melhorias no transporte público do bairro.

Novo campus da UERJ na Zona Oeste, está só na promessa

Cadê o novo campus da UERJ Zona Oeste? Há 2 anos, a Uezo foi incorporada à UERJ!  Uma vitória de funcionários, universitários e da população!  Em 2023, a pedra fundamental foi lançada, *mas as obras seguem paradas, sem previsão de conclusão.*  A universidade continua funcionando de forma improvisada no Instituto de Educação Sarah Kubitschek, sem um campus próprio na Zona Oeste.  Esse descaso não pode continuar! Vários grupos estão se reunindo para pedir que as obras comecem definitivamente e que a Zona Oeste possa ter um ensino superior publico de qualidade, trazendo inclusive, novos cursos e aumentando as vagas nos cursos existentes.  O Vereador William Siri, está organizando um abaixo-assinado pedindo esta urgência.  ✍️ *Preencha o abaixo-assinado e junte-se a essa luta!*  Link:  https://williamsirirj.com/juntosuerjzo _O futuro da juventude periférica depende de nós!_