Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

O lado belo, de gente do bem, de uma comunidade da Zona Oeste - "Comunidade do Fumacê", o livro

Idealizado pelo Poeta, escritor, produtor cultural, agente literário, educador social e ativista sociocultural, Bruno Black, cria da Zona Oeste, morador da comunidade do Fumacê (onde se orgulha de viver). Organizado pelo próprio Bruno, Carla Moraes e Alcione Gimenez Conejo.

O livro “Comunidade do Fumacê”, Editora Conejo, é uma obra literária escrita por moradores da comunidade que mostram a importância das pessoas desse lugar, a coletividade, a integração, a ligação emocional compartilhada e sua identidade social de pessoas do bem.

O Livro do Fumacê, nasce como toda criatura, tendo suas fases de amadurecimento do óvulo, até o parto. Quase um filho. Aliás, este também pode ser chamado de coração de mãe, onde sempre cabe mais um.

Histórias de mães, pais, tias(os), madrinhas, padrinhos, vizinhos e vizinhas que construíram este lugar e ajudaram a erguer muita gente por lá, tornando-os vencedores.

Venceu com o rapaz e a moça que se formaram Oficiais das Forças Armadas, o jovem Padeiro que teve uma vida de desafios e hoje é dono de duas padarias no local; venceu a Lavadeira que formou os filhos, a Dona da Tendinha que hoje tem seus filhos no exterior, a Passadeira, o Pedreiro, o Pintor, o Guarda Municipal, o Músico, a Pedagoga, o Bombeiro, a Farmacêutica, a Influenciadora Social e o Escritor.

Este último, Bruno Black!

O único idealizador que conseguiu tirar dos sonhos engessados e transformar em realidade uma história do Fumacê que ninguém conhece e agora está sendo revelado, mostrando O lado belo, de gente do bem, de uma comunidade da Zona Oeste, chamada Fumacê.

Desmistificando assim, este lugar, que até então era conhecido apenas por histórias sangrentas, violências constantes, invasões, operações policiais e guerras de facção, replicadas pelos meios de comunicação, sem olhar o outro lado da comunidade.
Como dizem por lá: Aqui tem gente do bem e aqui, FumaSerei!!!!

________________________________

O livro será lançado na Bienal do Livro 2023
________________________________


“Quando cresci, descobri que não podia falar o nome do lugar onde eu morava!

Mas como?

Eu amo o meu lugar!”

Bruno Black




 

Comentários

Silvia Gloria De Azevedo pereira disse…
Nosso fumacê é nosso lugar comum.
Temos muitas lutas, mas descobri que faço parte de uma comunidade, onde a luta é diária e compensa.Estamos no Brasil.
Viver sem lutar...não é viver é somente sobreviver.
Amo meu lugar, tenho orgulho de em meio a tantas dificuldades fazer parte de um grupo que luta e batalha para fazer desse lugar um orgulho Brasileiro.
Nosso fumacê é nosso lugar comum.
Temos muitas lutas, mas descobri que faço parte de uma comunidade, onde a luta é diária e compensa.Estamos no Brasil.
Viver sem lutar...não é viver é somente sobreviver.
Amo meu lugar, tenho orgulho de em meio a tantas dificuldades fazer parte de um grupo que luta e batalha para fazer desse lugar um orgulho Brasileiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Reinauguração do Teatro Arthur Azevedo

  A Funarj – Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro – marcou para esta quinta-feira (21.11), à partir das 17hs, a reinauguração do Teatro Arthur Azevedo, na Rua Vitor Alves, 454, em Campo Grande. A inauguração da Sala de exposições acontecerá às 17hs, seguida da Arena Multiuso, às 17:30hs. 📅 Data: 21/11 📍 Local: Teatro Arthur Azevedo, R. Vítor Alves, 454 - Campo Grande Programação: 🖼️ 17h: Exposição: Vida e Obra de Arthur Azevedo Local: Galeria de Exposição 💃 17h30: Apresentação Cambaio - Cia de DançaLocal: Sala Multimeios 🎹 18h: Apresentação de Piano por Dineyar Valente PlazaLocal: Foyer 🎤 18h30: Abertura do Show com Neris CavalcanteLocal: Teatro

Estrada da Cachamorra em plena evolução.

          Depois da inauguração da nova loja do Adonai Supermercados, Smart Fit e Burg King, na Estrada do Cachamorra, em Campo Grande, Rio de Janeiro, chegou a vez do MC Donald's, inaugurar sua nova loja, representando um grande avanço para a economia local, gerando empregos diretos e indiretos.            A Estrada da Cachamorra é a região que mais cresce no bairro, apesar de ainda nao ter um shopping, muito está sendo investido nesta estrada, por isso, é de primordial importância a duplicação da Estrada da Cachamorra, entre a Estrada do Mato Alto e Rua Olinda Ellis, em Campo Grande, com uma rotatória neste entroncamento, devido ao crescimento demográfico que o Bairro de Campo Grande vêm tendo nos ultímos anos. A duplicação desta via, melhorará o fluxo de tráfego automotivo na região e a qualidade de vida a todos que por esta via circulam.

Estrada do Monteiro poderá sofrer modificações no trânsito

  Foto meramente ilustrativa Moradores de Campo Grande estão pedindo há muito tempo, várias modificações no trânsito da Estrada do Monteiro. O Grupo AMEC – CG, enviou vários pedidos a CETRIO e já teve uma sinalização positiva, agora aguarda que realmente seja atendida as suas reinvindicações. A principal delas é o retorno em frente a Estação de Bonde, entre as Estradas do Monteiro e Mato Alto, que facilitará e muito aos motoristas que não precisarão fazer o longo retorno que existe no local. Outras modificações são: Ampliação da via, com mais uma pista; baias para ônibus; passarela em frente ao Park Shopping, calçada de cimento e abrigo de ônibus, principalmente no ponto em frente ao Park Shopping, uma linha de ônibus CIRCULAR (Rodoviária X Park Shopping X Estrada da Cachamorra X Rodoviária) e quem sabe uma linha de ônibus ligando o terminal BRT Campo Grande ao Terminal BRT Magarça, com paradas em pontos específicos.