Pular para o conteúdo principal

SIGA O BLOG CONEXÃO ZONA OESTE

O lado belo, de gente do bem, de uma comunidade da Zona Oeste - "Comunidade do Fumacê", o livro

Idealizado pelo Poeta, escritor, produtor cultural, agente literário, educador social e ativista sociocultural, Bruno Black, cria da Zona Oeste, morador da comunidade do Fumacê (onde se orgulha de viver). Organizado pelo próprio Bruno, Carla Moraes e Alcione Gimenez Conejo.

O livro “Comunidade do Fumacê”, Editora Conejo, é uma obra literária escrita por moradores da comunidade que mostram a importância das pessoas desse lugar, a coletividade, a integração, a ligação emocional compartilhada e sua identidade social de pessoas do bem.

O Livro do Fumacê, nasce como toda criatura, tendo suas fases de amadurecimento do óvulo, até o parto. Quase um filho. Aliás, este também pode ser chamado de coração de mãe, onde sempre cabe mais um.

Histórias de mães, pais, tias(os), madrinhas, padrinhos, vizinhos e vizinhas que construíram este lugar e ajudaram a erguer muita gente por lá, tornando-os vencedores.

Venceu com o rapaz e a moça que se formaram Oficiais das Forças Armadas, o jovem Padeiro que teve uma vida de desafios e hoje é dono de duas padarias no local; venceu a Lavadeira que formou os filhos, a Dona da Tendinha que hoje tem seus filhos no exterior, a Passadeira, o Pedreiro, o Pintor, o Guarda Municipal, o Músico, a Pedagoga, o Bombeiro, a Farmacêutica, a Influenciadora Social e o Escritor.

Este último, Bruno Black!

O único idealizador que conseguiu tirar dos sonhos engessados e transformar em realidade uma história do Fumacê que ninguém conhece e agora está sendo revelado, mostrando O lado belo, de gente do bem, de uma comunidade da Zona Oeste, chamada Fumacê.

Desmistificando assim, este lugar, que até então era conhecido apenas por histórias sangrentas, violências constantes, invasões, operações policiais e guerras de facção, replicadas pelos meios de comunicação, sem olhar o outro lado da comunidade.
Como dizem por lá: Aqui tem gente do bem e aqui, FumaSerei!!!!

________________________________

O livro será lançado na Bienal do Livro 2023
________________________________


“Quando cresci, descobri que não podia falar o nome do lugar onde eu morava!

Mas como?

Eu amo o meu lugar!”

Bruno Black




 

Comentários

Silvia Gloria De Azevedo pereira disse…
Nosso fumacê é nosso lugar comum.
Temos muitas lutas, mas descobri que faço parte de uma comunidade, onde a luta é diária e compensa.Estamos no Brasil.
Viver sem lutar...não é viver é somente sobreviver.
Amo meu lugar, tenho orgulho de em meio a tantas dificuldades fazer parte de um grupo que luta e batalha para fazer desse lugar um orgulho Brasileiro.
Nosso fumacê é nosso lugar comum.
Temos muitas lutas, mas descobri que faço parte de uma comunidade, onde a luta é diária e compensa.Estamos no Brasil.
Viver sem lutar...não é viver é somente sobreviver.
Amo meu lugar, tenho orgulho de em meio a tantas dificuldades fazer parte de um grupo que luta e batalha para fazer desse lugar um orgulho Brasileiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Júlio Corrêa - Poeta e escritor brasileiro, da Zona Oeste, brilhando em Portugal

  O poeta e escritor brasileiro, da nossa querida Zona Oeste, morador de Campo Grande, Júlio Corrêa, recebeu uma homenagem na Casa de Poesia de Setúbal - Azeitão – Portugal, no dia 28 de junho de 2025, pelo conjunto da sua obra literária. É com muito orgulho que recebemos esta noticia, vindo do além-mar, pois atualmente ele reside em Portugal e parabenizamos o grande poeta, escritor, ator, professor de teatro e um artista multifacetado, pelo seu belo legado cultural. Júlio Corrêa, já publicou 7 livros, ganhou inúmeros prêmios literários e de interpretação de poemas, representou inúmeras peças (inclusive no Teatro Arthur Azevedo), participou de feiras literárias no Brasil e em Portugal, pertence a algumas academias e associações literárias no Brasil e em Portugal, deu aulas de teatro em Lisboa e atualmente é encenador em Setúbal. É um artista que leva o nome de Campo Grande para além do Atlântico. Parabéns, Júlio Corrêa!

Conheça o Sítio Burle Marx

  Já estão abertas as visitas para JULHO! As visitas ao Sítio Roberto Burle Marx são sempre mediadas e precisam ser agendadas com antecedência. A procura costuma ser grande, então corre para garantir sua vaga! Para agendar, acesse a plataforma https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/ As visitas acontecem de terça a sábado, exceto feriados, nos horários de 9h30 e 13h30, com duração de aproximadamente 90 minutos. O passeio é feito a pé e inclui os jardins, a Casa e os espaços originais utilizados por Roberto Burle Marx. Ah, se você tiver alguma dificuldade de locomoção, temos um veículo elétrico disponível para os trechos em aclive. Para visitas de grupos escolares, o agendamento deve ser solicitado exclusivamente pelo e-mail: visitas.srbm@iphan.gov.br Não perca a oportunidade de conhecer esse patrimônio mundial! Duda Becker - IPHAN Malu Ravagnani Divulgação Cultural O Sítio Roberto Burle Marx é um lugar único, onde a cultura e a natureza se encontram de forma excepcional. Loc...

Recital musical em homenagem a Dineyar Valente Plaza

  No dia 2 de julho de 2025, aconteceu um lindo Recital Musical em homenagem à querida, Dineyar Valente Plaza. O evento foi realizado na Cafeteria Cheirin Bão, no Parkshopping Campo Grande. Apesar do dia chuvoso e frio, o que prevaleceu foi o calor humano e a energia positiva que encheram o ambiente! Dineyar, que é professora, advogada, musicista, pedagoga, escritora e amiga, reuniu familiares, amigos e admiradores para celebrar seus 97 anos de vida. Com o apoio da AECCGA e da escritora Nancilia Pereira, ela proporcionou uma verdadeira explosão de sentimentos, uma homenagem mais do que merecida por sua história de vida que transformou muitos ao seu redor. Foi um momento de gratidão e emoção, especialmente ao ver Dineyar deslizar seus dedos pelas teclas do piano com tanta maestria, demonstrando seu talento único. Sua alegria e contagiante energia iluminam a todos, e sua trajetória é um exemplo de vida para todos nós. Recital musical - Dineyar Valente Plaza Que Deus continue abençoan...